domingo, 20 de dezembro de 2015

Justiça suspende aplicação do exame toxicológico para motoristas profissionais

Os exames toxicológicos obrigatórios para motoristas profissionais deveriam começar a valer no início do ano que vem. Mas talvez não no estado de São Paulo. O DETRAN-SP solicitou a suspenção e foi atendido. A Justiça Federal do estado suspendeu, em caráter liminar, a aplicação do exame.

O mérito avaliado pelo Juiz da 9a Vara é a possibilidade de não renovação das CNHs profissionais por insuficiência de laboratórios aptos a realizar o exame. Não entrou aqui a discussão de se essa é a melhor forma de previnir que motoristas dirijam sob efeito drogas ou se é uma forma de preconceito, já que só caminhoneiros são obrigados, os demais motoristas não precisam passar pelo teste.

Qual a sua opinião sobre a  obrigatoriedade dos exames?

Fonte: ANAMT

Um comentário:

  1. É obvio que precisamos de estradas livre de motoristas irresponsáveis que fazem uso de álcool e outras drogas e dirigem. O exame toxicológico tem que ser feito quando o motorista ESTIVER DIRIGINDO com suspeita de estar bêbado ou drogado e não a cada cinco anos quando se tirar a carta. Somos um dos paises que mais mata no trânsito no mundo e medidas mais efetivas têm que ser tomadas ao invés de políticas como a do exame toxicológico. Parabéns à justiça paulista e esperemos que essa lei não seja aplicada em nenhum outro estado.

    ResponderExcluir