quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Você sabe o país de origem das marcas de caminhão? – Parte 2


O Brasil é dominado por montadoras europeias, mas de onde vem exatamente cada uma?


Iveco – Itália 


A montadora faz parte do grupo Fiat, mas como empresa surgiu em 1975 e está no Brasil desde 1997. Lançou recentemente na Europa o novo Eurocargo, eleito “O Caminhão Internacional do ano 2016”. 

MAN – Alemanha 


A MAN tem incríveis 257 anos. Começou em 1758 como uma casa de ferro. Ao Brasil, chegou em 2008 com a compra da Volkswagen Caminhões e ônibus e trazendo sua linha extrapesada. No quesito design, os caminhões comercializados no Brasil não perdem em nada aos europeus. 

Mercedes-Benz – Alemanha


Nasceu em 1886 com os primeiros veículos movidos a combustão interna. A montadora atribui para si também o primeiro caminhão, de 1896. No Brasil desembarcou em 1956, com o L-312, o famoso Torpedo. Hoje possui uma linha completa por aqui, desde utilitários até extrapesados. Na Europa também lançou recentemente a nova linha Actros. 

Scania – Suécia 


A Sueca surgiu em 1891 e passou a fabricar caminhões em 1902. Chegou ao Brasil em 1957. Hoje trabalha com caminhões de semipesados a extrapesados. Com algumas diferenças de configuração, trabalha com o mesmo design de cabines Streamline no Brasil e na Europa. 

Shacman - China 


A marca surgiu na China em 1968 e hoje conta com 30mil trabalhadores. Passou a operar no Brasil em 2011. Ainda chegando no Brasil, possui uma linha completa na China e vende mais de 100 mil caminhões por ano. 

Volvo – Suécia 


A montadora nasceu em 1927 e em 1928 já fabricava caminhões. Chegou aqui em 1977 e desde então constrói uma imagem baseada principalmente em segurança. Na Europa a montadora fabrica o caminhão mais potente do mundo, o FH16 de 750 cavalos, mas nada com que brasileiros precisem se preocupar, porque ele pode ser importado. 

Sinotruk – China 


A chinesa abriu suas portas em 1935, focada 100% no mercado bélico, de caminhões militares. Foi apenas no fim da década de 1950 que passou a fabricar caminhões civis. Ao Brasil chegou em 2009 com os pesados Howo e A7. Na China trabalha com linhas médias e pesadas e também com implementos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário