sexta-feira, 3 de junho de 2016

Você sabe qual o estado com as piores estradas do País?

Acidentes, mortes, perigos… tudo isso o caminhoneiro encontras nas vias do Brasil, mas quais as piores estradas em nosso País? O estudo anual da CNT traz essa resposta. Além de saber onde estão as rodovias ruins e também as boas, podemos observar também a evolução das condições das vias. Abaixo alguns dados do setor.


Onde estão as piores estradas?

Na Região Norte. Principalmente no Amazonas e Acre, onde 56 e 48% das vias estão em ruim ou péssimo estado, respectivamente. Como um todo, a região apresenta 35% dos quilômetros pesquisados nessas condições, nível muito acima do segundo colocado, o Centro-Oeste, onde o número é de 23,2%.

Estradas boas e ótimas são 24,1% do total da região, número muito inferior a média nacional de 42,8% e também do quarto colocado, a região Sul, que tem 35,7% de vias em bom estado.
Mas vale destacar que Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Goiás se destacam em suas regiões pela baixa qualidade das vias.

Na tabela abaixo, compare o percentual por estado e região.




Onde estão as melhores estradas?

Nenhuma surpresa aqui também. São Paulo tem 83,5% de suas vias classificadas como Boas ou Ótimas. A região Sudeste como um todo tem 55,5% das estradas nessas condições. Na região, apenas 16,5% das vias tiveram classificações ruins e no estado de SP apenas 3,2%. Mas claro, a qualidade tem um preço, e o valor dos pedágios nunca é esquecido pelo pessoal do trecho.
Ainda pela qualidade de suas vias, destacam-se Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, e o Distrito Federal.

A qualidade das rodovias tem melhorado?

Sim. Comparando 2015 com 2005, vemos que a média nacional de vias em ruim ou péssimo estado diminuiu de 40,2% para 22,4%. Já as vias em bom ou ótimo estado subiram de 28% para 42,8%. A tendência de melhora se repetiu em quase todas as regiões, com exceção da Sul, que decaiu ao longo de uma década, principalmente desde 2010.



Vale lembrar que a pesquisa é feita apenas em vias asfaltadas, o que representa uma mínima parcela da malha viária nacional, como divulgamos em outra matéria, por isso mesmo os acidentes continuam altos no Brasil, claro, aliado a imprudência geral do trânsito nacional.


E as estradas que  você percorre como estão ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário