sexta-feira, 20 de maio de 2016

PRF detém 36 caminhoneiros com rádios PX clandestinos


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram uma operação que resultou na apreensão de dezenas de equipamentos de rádio amador e ainda com 36 caminhoneiros detidos. 

O problema é que nenhum dos objetos tinha registro obrigatório junto à Anatel, bem como nenhum dos motoristas portava licença para operá-los. A ação foi realizada em Teresina.

A facilidade para comprar e a dificuldade para registrar o equipamento e o operador é o que dificultam a fiscalização. A Anatel afirma nem ter como estimar quantos equipamentos de radio amador têm circulando diariamente pelas estradas brasileiras dentro de caminhões.



Para a PRF, o uso desses aparelhos clandestinos tem frustrado e muito os resultados das operações de combate ao contrabando e ao tráfico de drogas. “Essa comunicação muitas vezes é interceptada por outras pessoas que estão praticando crimes como contrabando e tráfico de drogas, armas e outros. 

Muitas vezes fazem uso dessas interceptações para verificar a posição da polícia em locais estratégicos. Acontece de estudarmos um local onde vamos realizar uma operação e por vezes essa informação já é repassada com antecedência para os criminosos”, afirmou o inspetor da PRF Welendal Tenório.

Alem da autorização da Anatel, o motorista é obrigado a usar equipamentos homologados de acordo com as leis impostas pelo órgão fiscalizador e tem que ser original, não podendo estar alterado com nada que descaracterize a originalidade do aparelho.



Fonte: Redação

9 comentários:

  1. A PRF não tem mais ND do que se preocupar né, deve ser por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POIS É E LULA E SEU BANDO CONTINUANDO A ROUBAR E FOI IRONICAMENTE UMA GRAVAÇÃO DE UM SISTEMA DE AUDIO USANDO AS ONDAS DE RÁDIO QUE O INCRIMINOU , VAMOS PRENDER O LULA E SEU BANDO MINHA GENTE

      Excluir
  2. Brasileiro folgado tem desculpa esfarrapada para tudo...

    "facilidade para comprar e a dificuldade para registrar o equipamento e o operador" ?!

    Oras, para comprar o caminhoneiro, ou carreteiro, faz um telefonema, ou entra na internet e paga via banco. Alguns compram pessoalmente de “contrabandistas” (marreteiros rolistas de beira de estrada que gostam de ser chamados de técnicos) em pontos de vendas instalados dentro de alguns postos nas estradas. ISSO É FACILIDADE!

    Agora, para entrar na internet, baixar um formulário da ANATEL, preencher e postar no correio, para depois receber um boleto chamado FISTEL e pagá-lo no banco - na quantia de “apenas” R$ 19,92 (isso por ano!)... ISSO É DIFICULDADE?

    E mais: Crime de telecomunicações, continua sendo crime de telecomunicações neste país.

    Tanto faz se é um piloto de asa delta usando um portátil HT, ou um caminhoneiro usando um móvel PX, ou um pastor de igreja com uma base rádio comunitária.

    Não tem licença de funcionamento de estação, é crime de telecomunicações e ponto final.

    E se é “crime”, é caso para a polícia! E se é crime “federal”, é sim, sob jurisdição e competência da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal !!!

    Quando NÃO POSSUI a licença, a PRF pode “apreender o equipamento” e até mesmo “prender em flagrante o motorista”, e em seguida apresentá-lo na delegacia de polícia, para depois se livrar sob fiança, devido a infração penal ser de menor potencial ofensivo.

    E quando POSSUI licença, mas o equipamento transmite fora da faixa ou com potência acima do limite, aí sim, é competência da ANATEL, para lacrar e apreender o equipamento, aplicando a advertência, multa ou cassação da licença, se for o caso.

    Vai o link da “dificuldade”:
    http://www.anatel.gov.br/setorregulado/index.php/radio-do-cidadao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou as palavras da minha boca porém com muita sabedoria ao descrevela

      Excluir
  3. Então vamos ter de perder os celulares tbem, o whatsapp, sendo que todos estes são utilizados para este destino assim como os telefones dentros das cadeias por que a anatel não passa por lá e bloqueia tudo????

    ResponderExcluir
  4. verdade essas autoridade so sabe rouba dos trabalhadores os bandidos estao soutos usado e abusando de coisas piores que radio px que so faz facilitar a vida dos motorista

    ResponderExcluir
  5. Interesante é que se pagar uma licença dai não vai prejudicar a PRF .Qual a diferença ? Que vergonha!!!

    ResponderExcluir