quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Contran autoriza carretas com mais de 19,80 metros a circular a noite


Mais uma Resolução do Contran, cujo presidente é o Diretor do Denatran, coloca em risco a vida dos usuários de rodovias. 

Depois de postergar a utilização de lonas para evitar que caminhões carregados com cana de açucar circulassem espalhando pedaços de cana na rodovia, agora o órgão autorizou carretas com mais de 19,80m a circularem a noite. 


A medida está no Diário Oficial de hoje e diz: ""§ 2º Em casos especiais, devidamente justificados, poderá ser autorizado o trânsito noturno de comprimento das Combinações que excedem 19,80m, nas vias de pista simples com duplo sentido de circulação....

". Na prática os donos da carga conseguiram o que queriam, vão circular em qualquer hora com veículos gigantescos que muitas vezes precisam invadir a pista contrária para fazer a curva. O resultado são acidentes, mortos e feridos para atender interesses econômicos.


Fonte: Estradas

29 comentários:

  1. Colocar em risco a vida de usuários é obrigar rodo trens a andar somente em horários de pico no meio de muitos amadores que se julgam donos da rodovia e muitas vezes não tem capacidade de circular em uma rodovia...O período noturno é o menos movimentado em todas as rodovias do país e por isso se torna não é necessário mais essa restrição pra quem leva o desenvolvimento de um estado para outro ou até de um país para outro.
    É uma vergonha ter que ler uma notícia dessas,se existem rodovias tão bem pavimentadas hoje é graças ao alto custo de impostos e pedágios q veículos de carga pagam e não a pouca arrecadação que um carro de passeio oferece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso e uma grande verdade, pois durante o período noturno o movimento nas estradas gira em media de 70 a 80% menos, e outra quase não circula veículos de pequeno porte.

      Excluir
    2. Eu acho que depois das 22:00 não tem mais veículos leve nenhum trafegando nas rodovias. E eu trabalho com um caminhão de 25m e nunk invadir contramão para fazer curvas amigo vc está equivocado ao relatar isso. Como repórter vc deveria ser mais imparcial e buscar fontes antes de acusar país de família trabalhadores.

      Excluir
    3. Cara tem que ser muito tapado pra não enxergar um rodotrem na frente dele até mesmo a noite

      Excluir
    4. Eu concordo com a liberação do Rodotrem para que possa trafegar à noite porque ninguém sabe Às vezes o trânsito tá tão difícil tão caótico que é melhor o caminhão para deixar o fluxo andar durante o período da noite ele possa trabalhar mais tranquilo só que as pessoas sem noção sem saber o que é um caminhão sem um pingo de experiência falam coisas que não tem entendimento e sobe em um caminhão tem entendimento você tá falando pra depois você falar alguma coisa que seja útil não fale o que você não saiba

      Excluir
    5. Eu concordo com a liberação do Rodotrem para que possa trafegar à noite porque ninguém sabe Às vezes o trânsito tá tão difícil tão caótico que é melhor o caminhão para deixar o fluxo andar durante o período da noite ele possa trabalhar mais tranquilo só que as pessoas sem noção sem saber o que é um caminhão sem um pingo de experiência falam coisas que não tem entendimento e sobe em um caminhão tem entendimento você tá falando pra depois você falar alguma coisa que seja útil não fale o que você não saiba

      Excluir
    6. A tá!!!! De certo o motorista vai parar de rodar de dia para rodar a noite.... vai rodar de dia normalmente é depois vai encher a cara de rebite ou drogas mais pesadas para rodar a noite!!!!! Uma minoria não, Mas a maioria vai... estou no trecho a anos e sempre foi assim, a verdade é que esses motoristas que querem rodar a noite não é só por não ter movimento a noite mas sim porque na comissão se rodar dia e noite ganha mais... simplesmente isso... agora ficam aí com essas conversas fiadas...

      Excluir
    7. A tá!!!! De certo o motorista vai parar de rodar de dia para rodar a noite.... vai rodar de dia normalmente é depois vai encher a cara de rebite ou drogas mais pesadas para rodar a noite!!!!! Uma minoria não, Mas a maioria vai... estou no trecho a anos e sempre foi assim, a verdade é que esses motoristas que querem rodar a noite não é só por não ter movimento a noite mas sim porque na comissão se rodar dia e noite ganha mais... simplesmente isso... agora ficam aí com essas conversas fiadas...

      Excluir
    8. Este Antonio Carlos é um brincalhão deve ser um daqueles ruim de serviço.
      Por isso que o transporte Brasileiro de carcas esta falido por ter pessoas com estes tipo de pensamento que desmoraliza a própria classe.

      Excluir
    9. O Sr Antonio parece que já tem opinião formada sobre os profissionais do volante, de certo que em toda as atividades tem maus e bons profissionais concorda? Não GENERALIZE, agora deve ser porque enquanto ele dorme os profissionais estão trabalhando para levar direta ou indiretamente de tudo que ele consome junto aos seus familiares, ai Sr. Antonio ACORDA.

      Excluir
  2. Contran deve exigir treinamentos e novos cursos especificos para motoristas de veiculos lomgos.grande parte desses motoristas nao sabe se quer manobrar um bitrem.pode pilotar em qualquer momento, mas tem que ser competente.

    ResponderExcluir
  3. Colocar em risco, é não dar o direito de ir e vir aos profissionais da estrada de poder andar um pouco mais pra chegar em casa e matar a saudade da família, colocar em risco é liberar motoristas de automóveis, que mal aprenderam a movimentar um veículo, que não tem noção nenhuma do que é trânsito, para dirigir na estrada. Muito me estranha o comportamento da sociedade que não querem ententeder o que é realmente um trânsito e continuam massacrando motoristas profissionais. Enquanto se prega que o caminhoneiro sempre é culpado por tudo, os motoristas domingueiros nunca vão se educar pro transito. Vergonhoso o que um jornal escreve falando de uma matéria sem saber o que é realmente um caminhão com dimensões acima de 19,80 metros. Vergonhoso isso!!!

    ResponderExcluir
  4. Esses caminhões deveriam ser proibidos de rodar até durante o dia. No caso dos canavieiros, somente no trecho até a usina, das 6 hs da manhã até 18 horas. E deveriam liberar bi trens com eixos distanciados, para 63 tns de PBT, e 19,80 mts.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. SE FOR VER QUESTÃO DE SABER DIRIGIR...,MUITO MENOS OS MOTORISTAS DE CARROS PEQUENOS AINDA MAIS SE FOR NOVO ELES ACHAM QUE QUANTO MAIS NOVO O CARRO MAIS PODE FAZER MERDA...E SE ACABAR COM OS BITRENS,RODOTRENS E ETC QUE CARREGA TUDO QUE CONSUMIMOS E USAMOS VAMOS COMER E BEBER OQUE....DA UMA OLHADA NAS PORCENTAGENS DE ACIDENTE 80% PROVOCADO POR CARROS PEQUENOS...GALERA COMPRA UM CARRO NOVO E SAI ACHANDO QUE É TANQUE DE GUERRA ULTRAPASSA EM LOCAL INDEVIDO,ALTA VELOCIDADE E MUITO MAIS CACA QUE SÓ QUEM DIRIGE PRA TODO LUGAR ...EU DISSE TODO LUGAR NÃO É MOTORISTA DE CIDADE QUE É COMPLETAMENTE DIFERENTE...AI SABE COMO É ....

    ResponderExcluir
  7. A amaioria ja tem horario certo so vai dar mais liberdade fica bom e mitorista de carro vao ter que saber a placa la atras 25 metros e o comorimento do veiculo a maioria nao saber ler dai querem fazer utrapassagem perigosa

    ResponderExcluir
  8. A amaioria ja tem horario certo so vai dar mais liberdade fica bom e motorista de carro vao ter que saber a placa la atras 25 metros e o comprimento do veiculo a maioria nao saber ler dai querem fazer utrapassagem perigosa

    ResponderExcluir
  9. Pelo que entendi é o 9 eixo curto de até 19,80 segundo a publicação no Diario Oficial. Os que excedem continua proibido o trafego noturno.

    ResponderExcluir
  10. Também trabalho com rodotrem e numa abordagem feita pela prf, o oficial me falou a seguinte frase.
    A noite seria até melhor para o rodotrem trafegar mas infelizmente a lei diz o contrário.

    ResponderExcluir
  11. Quem inventou essa lei de proibir bitrem de rodar a noite nunca deve ter nem entrado num caminhão quem apoia muito menos bitrem tenque rodar a noite mesmo enquanto a cambada de meia roda dorme

    ResponderExcluir
  12. Trabalho com 25 metros no tanque e tenho certeza que o horário noturno É o de menos riscos sendo que o motorista esteja com a sua jornada de trabalho correta se tratando de horas trabatrabalhada.por isso sou a favor de liberação em qualquer rodovia

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ops. Noticia boa com fundo de especulação. Sabemos que lidamos com seres humanos e sempre haverá discordâncias entre as partes. Mas sabemos o que pode vi pela frente, tenho diversos amigos estradeiros, e certamente fico preocupado, pois sei que pelas motivações econômicas muitos serão dominados pelo trabalho excessivo, com isso a fadiga se tornará inimiga dessa resolução do Contran. E por outro lado patrões que antes já controlavam os funcionários terão mais motivações para exigir, o mercado se tornará um campo de batalha de exilados pais de familia querendo o sustendo do cada dia a dia. Espero do fundo do coração que esteja errado a minha forma de analisar essa essa questão e desejo aos estradeiros que com mais esse grande poder venha bastante responsabilidade.

    ResponderExcluir
  15. Amigos e irmãos caminhoneiros estamos discutindo atoa,pois o caminhão que roda durante o dia roda também a noite analise comigo o bitrem com 19,80m de comprimento ele é regulamentado pra rodar 24h e o bitrem com 9 eixos já não é regulamentado. O que o Contran está querendo é regulamentar que esse mesmo caminhão com 2 eixos a mais possa rodar, já o que o diferencia é a quantidade de eixo. Só uma informação aquelas pessoas desenformadas hoje no Brasil a uma lei que o motorista a cada quatro horas trabalhada ele tem que fazer uma parada de meia hora pra descanso essa parada serve pro mesmo se alongar até fazer uma rapida caminhada e durante as 24h ele deverá ter no mínimo 11hs de descanso e tudo isso é registrado no TACÓGRAFO do caminhão,Ônibus e Vans. Então se a fiscalização fizer a parte dela lógico que nós caminhoneiros iremos fazer a nossa. Agora na minha opinião não tem porquê não liberar logo os caminhões com mais de 19,80m, já que o movimento durante a noite é menor o o mesmo risco que ele trás os demais também trazem.

    ResponderExcluir
  16. Realmente depois de tudo lido acima, me causa espanto ver a opinião de pessoas que claramente não entendem nem mesmo em parte a dinâmica ou dirigibilidade de bitrens, rodotrens ou bitrenzão. A pessoa que assume a responsabilidade de produzir uma matéria, seja ela de qualquer teor, deveria torná-la alvo de ampla investigação e provida de total imparcialidade, o que claramente não foi feita pelo autor do mesmo.Qualquer profissional no trânsito ao ler os textos descabidos,de pessoas totalmente sem noção do que falam, entendem que são opiniões de pessoas vítimas de uma má experiência e em sua grande maioria, de sua própria imperícia e inabilidade no trânsito.As pessoas aqui que se posicionam contra o trânsito de tais veículos a noite, simplesmente imputam o tráfego dos mesmos em horários de trânsito caótico. Parecem que nem se quer pensam que o ideal seria o trânsito noturno dos mesmos uma vez que o número de veículos cai para uma fração da diurna diminuindo bastante as causas de todas as absurdas reclamações. Vamos pensar melhor nas colocações que fazemos demonstrando melhor uso da massa cinzenta. Agora antes que falem de imperícia,imprudência ou negligência de motoristas profissionais ,generalizando uma classe ,que em sua enorme maioria são pais de família que passam períodos fora de seus lares provendo o sustento de suas famílias olhem para a própria profissão que escolheram e me respondam: só existem profissionais perfeitos em sua área de atuação?

    ResponderExcluir
  17. falou tudo leonardo menezes,voce esta certo,pena que tem muito idiota que nao entende.

    ResponderExcluir
  18. Facilitaria muito a vida dos motoristas de caminhão já q o trânsito de dia e muito intenso e todos nós sabemos q os maiores causadores de acidente e rodovias são os motoristas de veículos como o trânsito de veículos a noite e bem menor então diminuiria os acidentes!!!!

    ResponderExcluir